Desenvolvemos a metodologia de avaliação com base no conhecimento e boas práticas obtidos através de outros sistemas de rotulagem ambiental, normas e recomendações de diferentes organizações, como a União Europeia, ITU-T, ETSI e ISO. Para saber mais acesse o site oficial das operadores, clicando aqui
Metodologia atualizada, aplicada a partir de 1º de janeiro de 2023
Após um ano e meio desde o lançamento do Eco Rating, em 2023 atualizamos a metodologia para incorporar os mais recentes avanços tecnológicos em relação aos celulares (por exemplo, novas câmeras). Também incorporamos as lições aprendidas com a avaliação de mais de 300 dispositivos e levamos em conta o feedback fornecido por nossos clientes, ONGs e outras organizações.
As principais mudanças na nova metodologia são:
1. Redução no peso dos critérios que a maioria dos dispositivos já cumprem.
2. Pontuação adicional para celulares que são feitos usando energia renovável; que possuem maior expectativa de vida útil, como por exemplo mais tempo de atualizações de software; ou incluem critérios de circularidade (compensação de emissões e transportes mais sustentáveis).
3. As diferenças entre as duas metodologias (antes e depois de 1 de janeiro de 2023) são mostradas no novo rótulo (consulte "Selo Eco Rating” acima).
Observe que as pontuações Eco Rating de dispositivos avaliados com metodologias diferentes não são comparáveis. (um modelo com uma etiqueta sem um indicador de versão não pode ser comparado com outro com etiqueta na versão 3).